quarta-feira, 4 de julho de 2007

Michelin apresenta o Tweel, pneu que não leva ar

Essa noticia não é nova, estretanto recebi de um amigo e achei muito interessante.

Por esses dias atrás, coincidente mente vi uma matéria no DISCOVERY CHANNEL sobre estes novos PNEUS da MICHELIN.

Uma solução não-pneumática é a novidade da Michelin para revolucionar a indústria auto motiva em todo o mundo. Trata-se do Michelin Tweel, conjunto único de roda e pneu, extremamente resistente, que dispensa ar, elemento vital para o desempenho dos pneus tradicionais. Apontado como futuro potencial da mobilidade, o Tweel - nome criado a partir da contração das palavras "Tire" (pneu) e "Wheel" (roda) - é fruto dos investimentos em pesquisa da Michelin e surge quase 60 anos depois de a empresa desenvolver o primeiro pneu radial."Revoluções em mobilidade acontecem a cada cem anos, mas o Tweel provou seu potencial para transformar a indústria automotiva, alcançando desempenho superior em relação à atual tecnologia de pneumáticos", diz Terry Gettys, presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Michelin Americas.
A nova tecnologia da Michelin constitui-se de uma banda de rodagem feita de borracha, unida ao eixo por raios flexíveis, que se deformam para absorver choques e recuperam rapidamente sua forma original. Os primeiros testes em automóveis foram realizados com um Audi A4 (fotos), que apresentou desempenho promissor. A aplicação em cadeiras de rodas também vem sendo testada. Com o Tweel, esses equipamentos poderão subir escadas e percorrer terrenos irregulares.
Com montagem facilitada e a vantagem de não furar, o Michelin Tweel também poderá ser aplicado em veículos militares e máquinas de engenharia civil, que vêm recebendo atenção especial nessa fase de testes. "Estamos nos concentrando para entrar no mercado com aplicações Tweel de baixa velocidade e baixo peso", explica Gettys. "A experiência servirá de exemplo para futuras aplicações em automóveis de passageiros".

O Futuro da Tecnologia Tweel
Para a Michelin, o Tweel é um projeto de longo prazo, que representa o primeiro passo no caminho de inovações da indústria automotiva. Junto com a novidade, a Michelin apresentou também o Airless, outro protótipo de pneu sem ar, e o Michelin Active Wheel, sistema de roda que inclui motor de tração e suspensão ativa. "Avançamos seriamente no estudo destas soluções, que representam um grande salto tecnológico e devem chegar ao mercado em um prazo de 15 anos", explica Didier Miraton, diretor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Michelin.
Miraton afirma que o modelo tradicional de pneus radiais ainda terá vida longa, mas ressalta o pioneirismo e o compromisso da empresa no aprimoramento constante da performance dos produtos: "Estamos sempre buscando alternativas para reduzir as distâncias de frenagem, a resistência à rodagem e os níveis de ruído, elevando a aderência e ampliando a vida útil dos pneus".
Obrigado Alexandre Carvalho por ter me mandado este material.