Recebi esta matéria por intermédio de um amigo, o material muito interessante a respeito de uma interface que ganhou o 1º PRÉMIO NO ANO DE 2005 DA FINEP DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA BATIZADO DE MOUSE OCULAR, entre tanto me lembrei de ter publicado uma matéria que li sobre o mesmo assunto PC CONTROLADO PELOS OLHOS, a diferença entre eles é o uso de eletrodos pela interface Brasileira e uma camera de vídeo pela interface Japonesa.
O Mouse Ocular foi agraciado em 2005, pela FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, do Ministério da Ciência e Tecnologia, com o primeiro lugar no Prêmio Finep de Inovação Tecnológica da Região Norte, na categoria produto.
A capacidade de comunicação do ser humano com seus semelhantes e o seu ambiente, representa uma das necessidades mais básicas da sua existência, com a qual este expressa seus anseios e sua evolução quanto a sua identidade. Perder tal capacidade pela imobilidade de movimentação e expressão, torna a existência de um indivíduo numa terrível tortura, pelo aprisionamento da sua mente em um corpo que passa a ser o seu cativeiro. Em uma abordagem sistêmica em que foram integrados conhecimentos de diversas áreas da ciência no objetivo de estabelecer uma tecnologia que possibilitasse a comunicação destes indivíduos para recuperar a sua capacidade de expressão, a Fundação Desembargador Paulo Feitoza (FPF) desenvolveu o Mouse Ocular.A tecnologia utilizada pelo Mouse Ocular integra conhecimentos da fisiologia da movimentação do globo ocular e da caracterização destes movimentos pelos seus sinais elétricos biológicos capturados através de eletrodos de ECG (ver Figura 1). Estes sinais são condicionados (amplificados e filtrados) para que possam ser codificados digitalmente e processados no reconhecimento de seus padrões de movimentação por um hardware específico através da tecnologia de sistemas embarcados. Em seguida, a codificação do movimento do globo ocular é enviada por uma interface de comunicação para um computador pessoal do padrão PC.
Entre as funcionalidades que o Mouse Ocular oferece, destaca-se a possibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais, com tetraplegias, ausência ou alto grau de comprometimento dos membros superiores, possam utilizar plenamente um computador, através da digitação de palavras, frases ou textos, navegação na Web e utilização de qualquer software, usando somente piscados e movimentos oculares. O Mouse Ocular possibilita ainda a seus usuários, o resgate da auto-estima, o aumento da sua autonomia, a reinserção no mercado de trabalho e o retorno aos estudos, proporcionando tanto a sua inclusão social, quanto digital. Sua aplicação é de fundamental importância na comunicação de pacientes com paralisias crônicas, advindas desde acidentes automobilísticos até distrofias musculares e doenças degenerativas congênitas, bem como em pós-operatório de pacientes com graves enfermidades.
O Mouse Ocular pode então ser definido como um transdutor, que converte os movimentos dos músculos que estão ao redor do globo ocular em sinais elétricos que podem comandar o funcionamento de equipamentos eletro-eletrônicos e/ou diversos softwares através do controle do cursor do mouse na tela de um microcomputador. Como mencionado anteriormente, após a sua captura por eletrodos de ECG colocados na face do usuário, os sinais elétricos analógicos são digitalizados, processados e comandam os movimentos e o clique do cursor na tela de um microcomputador, o qual pode ser usado para selecionar em um teclado virtual, especialmente desenvolvido pela FPF para pessoas portadoras de necessidades especiais, letras ou palavras chaves (tais como: sede, fome, frio, calor, etc), as quais representam os pedidos mais importantes para pessoas com total impossibilidade de comunicação tanto oral quanto física. Deste modo, utilizando o Mouse Ocular, o usuário pode com apenas um deslocamento dos olhos para a esquerda, direita, acima ou abaixo, movimentar um cursor na tela do microcomputador. Ao atingir a posição desejada, o usuário pode efetuar com apenas um piscar de olhos, a seleção de uma letra ou palavra.